SAÚDE PÚBLICA E EPIDEMIOLOGIA
Atualmente, encontram-se dois modelos de atenção a saúde, vigentes no Brasil- Modelo Médico-assistencial Privatista e o Modelo Assistencial Sanitarista.
Assinale a afirmativa correta sobre o Modelo Médico-assistencial Privatista:
Está inserido dentro do contexto da Vigilância da Saúde, consolidando a oferta de serviços médicos a grupos populacionais.
Propõem ações de promoção da saúde, no nível de atenção primária, porém com um modelo de assistência centrado nas ações das equipes médicas e de enfermagem no ambiente hospitalar.
É caracterizado pela preocupação com a organização e acesso às ações e serviços de saúde.
Oferece as ações de assistência a saúde segundo a demanda espontânea dos usuários do serviço.
Está presente apenas na oferta de serviços de saúde pela iniciativa privada, consolidando as ações de saúde como privativas do médico.
Ao serem criadas as CAPs, em 1923, iniciou-se formalmente um sistema de previdência social no Brasil.
Assinale a alternativa que apresenta uma afirmativa correta sobre a criação das CAPs:
A criação das CAPs foi resultado das reivindicações dos operários no início do século XX.
A criação das CAPs foi resultado do golpe militar de 1969, com intuito de desmobilizar e enfraquecer o movimento sindical no Brasil.
As CAPs foram criadas em 1969, através da Lei Eloy Chaves, atendendo aos anseios dos operários e empresários.
As CAPs foram criadas por iniciativa do governo federal, diante da necessidade de garantir o sustento do trabalhador aposentado e das viúvas.
As CAPs foram criadas por iniciativa da nascente classe empresarial no Brasil, como estratégia para manter a influência e o domínio sobre os operários.
Com o objetivo de avaliar a associação do ganho de peso gestacional com o ganho de peso fetal e a incidência de macrossomia em duas maternidades, 200 gestantes saudáveis com índice de massa corporal normal foram divididas em dois grupos, um com ganho de peso adequado e o outro com peso excessivo na gravidez. Ao final do estudo, concluiu-se que o ganho de peso materno excessivo esteve associado ao aumento do peso fetal ao nascer e à incidência de macrossomia.
(Disponível em . acessos em 02 out. 2014. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-31802012000400007.)
Assinale a alternativa que apresenta o tipo de estudo analítico aplicado na pesquisa epidemiológica descrita:
Estudo transversal
Estudo de coorte
Estudo ecológico
Ensaio clínico randomizado
Estudo caso-controle
Analise a seguinte situação:
Preocupados com o desmatamento e a ocupação de áreas de encostas na cidade em que lecionam, um professor de Biologia juntamente com um professor de Geografia, realizaram com os alunos do ensino médio, um trabalho de campo para observarem esses fenômenos, sob a orientação dos professores. Depois, os alunos pesquisaram e preparam um relatório apontando o que pode acontecer se essas áreas não forem recuperadas.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação da avaliação da perspectiva epidemiológica dessa atividade e sua justificativa.
Não pode ser considerada um estudo epidemiológico, porque é uma estratégica de ensino-aprendizagem.
Não pode ser considerada um estudo epidemiológico, porque é uma determinação de risco.
Não pode ser considerada um estudo epidemiológico, porque não é uma determinação de risco.
Pode ser considerada um estudo epidemiológico, porque é uma análise crítica de trabalhos científicos.
Pode ser considerada um estudo epidemiológico, porque os alunos fizeram uma determinação de prognóstico.
A teoria de Malthus foi atualizada, dando origem a teoria Neomalthusiana.
Assinale a afirmativa verdadeira sobre essa nova teoria:
Segundo a teoria Neomalthusiana, o ritmo de crescimento da população tende a diminuir naturalmente, devido à escassez de recursos naturais.
A teoria Neomalthusiana, contradiz a teoria Malthusiana, ao apresentar que não são necessárias medidas de controle de natalidade, bastando investir na manutenção dos recursos naturais.
A teoria Neomalthusiana apresenta a baixa taxa de mortalidade como o principal gerador da crise mundial de abastecimento alimentar, pois é impossível um controle de natalidade eficiente.
A teoria Neomalthusiana apresenta a falta de recursos para a manutenção da qualidade de vida como uma das causas da superpopulação, pois mais filhos significa mais mão de obra para gerar recursos financeiros para as famílias.
A teoria Neomalthusiana aponta a superpopulação dos países como a causa da pobreza, uma vez que quanto maior a população, maiores são os gastos com saúde e educação.
A transição demográfica é um processo inevitável. Porém, a forma que cada país lida com esse processo condiciona impactos positivos ou negativos sobre a sustentabilidade e portanto, sobre a qualidade de vida e a saúde dos cidadãos.
Assinale a alternativa correta sobre esse tema:
Na fase pós-industrial da transição demográfica, na qual se encontram a Inglaterra, a Alemanha e os Estados Unidos da América, as taxas de natalidade são baixas, contrastando com as altas taxas de mortalidade, as quais são reflexo da preocupação tardia com a sustentabilidade.
O Brasil está no ciclo final da fase industrial madura da transição demográfica, porém a sustentabilidade ainda não está, de fato, incorporada à cultura política e nem ao quotidiano dos brasileiros.
Durante a transição demográfica, a base da pirâmide vai se tornando mais estreita e o topo tende a se ficar mais alargado, demonstrando o envelhecimento da população, como resultado da maior preocupação com a sustentabilidade.
O Brasil está na fase pós-industrial da transição demográfica, com envelhecimento da população e a necessidade de mão de obra de imigrantes para realizar trabalhos com remuneração baixa, como aconteceu recentemente com a chegada de jovens angolanos ao país.
No Brasil, a queda da taxa de mortalidade teve início bem antes a queda da taxa de natalidade, devido à melhoria nas condições de vida dos brasileiros, decorrente da preocupação com a sustentabilidade.
Atualmente, o sistema de saúde pública no Brasil é o Sistema Único de Saúde (SUS).
Analise as afirmativas abaixo sobre o Sistema Único de Saúde (SUS).
I- O marco para criação do SUS foi a 8ª Conferência Nacional de Saúde na qual, pela primeira vez, representantes dos usuários dos serviços de saúde participaram com direito a apresentar propostas e votar para as escolher.
II- Os princípios que norteiam o SUS podem ser doutrinários (ou ideológicos) e organizacionais. Entre os princípios organizacionais do SUS está o da equidade, que garante que todos os usuários tenham igual acesso aos serviços de saúde.
III- As bases históricas da criação do SUS encontram-se no movimento pela Reforma Sanitária iniciado na década de 1970.
IV- A iniciativa privada não participa do SUS devido ao caráter público desse sistema de saúde.
São verdadeiras as afirmativas contidas em:
II e III apenas
I, II, III e IV
I e III apenas
I, II e III apenas
II, III e IV apenas
A Saúde Coletiva sempre foi e ainda é influenciada pelo cenário político e econômico. Então, para compreender a organização dos serviços de saúde na atualidade, é preciso conhecer como evoluiu a Saúde Coletiva no Brasil.
Analise as afirmativas abaixo sobre a evolução da Saúde Coletiva no Brasil:
I- Durante a primeira república, existiu o Departamento Nacional de Saúde que estava vinculado ao Ministério da Justiça.
II- No início do século XX, os moradores da cidade do Rio de Janeiro eram acometidos de diversas doenças graves como varíola, febre amarela e malária.
III- A Lei Eloy Chaves deu início à previdência social no Brasil ao criar os Institutos de Aposentadorias e Pensões.
IV- A partir da homologação da Consolidação das Leis Trabalhistas, todo trabalhador, urbano ou rural e independente de contribuição financeira para o sistema, passou a ser atendido pelo sistema público de saúde.
São corretas as afirmativas contidas em:
I, II, III e IV
I e IV apenas
I, II e III apenas
I e III apenas
I e II apenas
Na evolução da previdência social no Brasil, foram criadas diferentes organizações. Primeiramente criaram-se as Caixa de Aposentadoria e Pensão - CAPs, em seguida os Institutos de Aposentadorias e Pensões – IAPs e posteriormente o Instituto Nacional de Previdência Social – INPS.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente o público atendido pelos IAPs:
Cada IAP atendia um pequeno grupo de categorias profissionais, através da contribuição direta ao governo federal.
Cada IAP atendia aos trabalhadores de uma determinada categoria profissional, a qual era vinculada.
Os IAPs atendiam apenas os trabalhadores da indústria, com contrato de trabalho legalmente reconhecido.
Os IAPs atendiam os trabalhadores ferroviários e os funcionários públicos que contribuíssem financeiramente através do seu respectivo sindicato.
Cada IAP atendia trabalhadores de diferentes categorias profissionais desde que residissem na mesma unidade da federação.
Atualmente encontram-se dois modelos de atenção a saúde, vigentes no Brasil- Modelo Médico-assistencial Privatista e o Modelo Assistencial Sanitarista.
Assinale a afirmativa correta sobre o Modelo Assistencial Sanitarista:
Utiliza como meios de trabalho os conhecimentos e tecnologias que permitem o diagnóstico e o tratamento de diversas patologias.
Promove a oferta da assistência a saúde partindo da demanda espontânea dos usuários dos serviços.
Organiza de forma reversa a oferta das ações e serviços de saúde, transferindo ao usuário a determinação da rotina dos serviços.
Tem como principal cenário o hospital, onde equipes médicas e de enfermagem realizam procedimentos de alta complexidade com nível técnico de excelência.
Tem como principal objetivo enfrentar os problemas de saúde através de campanhas, como as de vacinação e programas especiais, como o de saúde da mulher.
Está inserido dentro do contexto da Vigilância da Saúde, consolidando a oferta de serviços médicos a grupos populacionais.
Propõem ações de promoção da saúde, no nível de atenção primária, porém com um modelo de assistência centrado nas ações das equipes médicas e de enfermagem no ambiente hospitalar.
É caracterizado pela preocupação com a organização e acesso às ações e serviços de saúde.
Oferece as ações de assistência a saúde segundo a demanda espontânea dos usuários do serviço.
Está presente apenas na oferta de serviços de saúde pela iniciativa privada, consolidando as ações de saúde como privativas do médico.
Ao serem criadas as CAPs, em 1923, iniciou-se formalmente um sistema de previdência social no Brasil.
Assinale a alternativa que apresenta uma afirmativa correta sobre a criação das CAPs:
A criação das CAPs foi resultado das reivindicações dos operários no início do século XX.
A criação das CAPs foi resultado do golpe militar de 1969, com intuito de desmobilizar e enfraquecer o movimento sindical no Brasil.
As CAPs foram criadas em 1969, através da Lei Eloy Chaves, atendendo aos anseios dos operários e empresários.
As CAPs foram criadas por iniciativa do governo federal, diante da necessidade de garantir o sustento do trabalhador aposentado e das viúvas.
As CAPs foram criadas por iniciativa da nascente classe empresarial no Brasil, como estratégia para manter a influência e o domínio sobre os operários.
Com o objetivo de avaliar a associação do ganho de peso gestacional com o ganho de peso fetal e a incidência de macrossomia em duas maternidades, 200 gestantes saudáveis com índice de massa corporal normal foram divididas em dois grupos, um com ganho de peso adequado e o outro com peso excessivo na gravidez. Ao final do estudo, concluiu-se que o ganho de peso materno excessivo esteve associado ao aumento do peso fetal ao nascer e à incidência de macrossomia.
(Disponível em . acessos em 02 out. 2014. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-31802012000400007.)
Assinale a alternativa que apresenta o tipo de estudo analítico aplicado na pesquisa epidemiológica descrita:
Estudo transversal
Estudo de coorte
Estudo ecológico
Ensaio clínico randomizado
Estudo caso-controle
Analise a seguinte situação:
Preocupados com o desmatamento e a ocupação de áreas de encostas na cidade em que lecionam, um professor de Biologia juntamente com um professor de Geografia, realizaram com os alunos do ensino médio, um trabalho de campo para observarem esses fenômenos, sob a orientação dos professores. Depois, os alunos pesquisaram e preparam um relatório apontando o que pode acontecer se essas áreas não forem recuperadas.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação da avaliação da perspectiva epidemiológica dessa atividade e sua justificativa.
Não pode ser considerada um estudo epidemiológico, porque é uma estratégica de ensino-aprendizagem.
Não pode ser considerada um estudo epidemiológico, porque é uma determinação de risco.
Não pode ser considerada um estudo epidemiológico, porque não é uma determinação de risco.
Pode ser considerada um estudo epidemiológico, porque é uma análise crítica de trabalhos científicos.
Pode ser considerada um estudo epidemiológico, porque os alunos fizeram uma determinação de prognóstico.
A teoria de Malthus foi atualizada, dando origem a teoria Neomalthusiana.
Assinale a afirmativa verdadeira sobre essa nova teoria:
Segundo a teoria Neomalthusiana, o ritmo de crescimento da população tende a diminuir naturalmente, devido à escassez de recursos naturais.
A teoria Neomalthusiana, contradiz a teoria Malthusiana, ao apresentar que não são necessárias medidas de controle de natalidade, bastando investir na manutenção dos recursos naturais.
A teoria Neomalthusiana apresenta a baixa taxa de mortalidade como o principal gerador da crise mundial de abastecimento alimentar, pois é impossível um controle de natalidade eficiente.
A teoria Neomalthusiana apresenta a falta de recursos para a manutenção da qualidade de vida como uma das causas da superpopulação, pois mais filhos significa mais mão de obra para gerar recursos financeiros para as famílias.
A teoria Neomalthusiana aponta a superpopulação dos países como a causa da pobreza, uma vez que quanto maior a população, maiores são os gastos com saúde e educação.
A transição demográfica é um processo inevitável. Porém, a forma que cada país lida com esse processo condiciona impactos positivos ou negativos sobre a sustentabilidade e portanto, sobre a qualidade de vida e a saúde dos cidadãos.
Assinale a alternativa correta sobre esse tema:
Na fase pós-industrial da transição demográfica, na qual se encontram a Inglaterra, a Alemanha e os Estados Unidos da América, as taxas de natalidade são baixas, contrastando com as altas taxas de mortalidade, as quais são reflexo da preocupação tardia com a sustentabilidade.
O Brasil está no ciclo final da fase industrial madura da transição demográfica, porém a sustentabilidade ainda não está, de fato, incorporada à cultura política e nem ao quotidiano dos brasileiros.
Durante a transição demográfica, a base da pirâmide vai se tornando mais estreita e o topo tende a se ficar mais alargado, demonstrando o envelhecimento da população, como resultado da maior preocupação com a sustentabilidade.
O Brasil está na fase pós-industrial da transição demográfica, com envelhecimento da população e a necessidade de mão de obra de imigrantes para realizar trabalhos com remuneração baixa, como aconteceu recentemente com a chegada de jovens angolanos ao país.
No Brasil, a queda da taxa de mortalidade teve início bem antes a queda da taxa de natalidade, devido à melhoria nas condições de vida dos brasileiros, decorrente da preocupação com a sustentabilidade.
Atualmente, o sistema de saúde pública no Brasil é o Sistema Único de Saúde (SUS).
Analise as afirmativas abaixo sobre o Sistema Único de Saúde (SUS).
I- O marco para criação do SUS foi a 8ª Conferência Nacional de Saúde na qual, pela primeira vez, representantes dos usuários dos serviços de saúde participaram com direito a apresentar propostas e votar para as escolher.
II- Os princípios que norteiam o SUS podem ser doutrinários (ou ideológicos) e organizacionais. Entre os princípios organizacionais do SUS está o da equidade, que garante que todos os usuários tenham igual acesso aos serviços de saúde.
III- As bases históricas da criação do SUS encontram-se no movimento pela Reforma Sanitária iniciado na década de 1970.
IV- A iniciativa privada não participa do SUS devido ao caráter público desse sistema de saúde.
São verdadeiras as afirmativas contidas em:
II e III apenas
I, II, III e IV
I e III apenas
I, II e III apenas
II, III e IV apenas
A Saúde Coletiva sempre foi e ainda é influenciada pelo cenário político e econômico. Então, para compreender a organização dos serviços de saúde na atualidade, é preciso conhecer como evoluiu a Saúde Coletiva no Brasil.
Analise as afirmativas abaixo sobre a evolução da Saúde Coletiva no Brasil:
I- Durante a primeira república, existiu o Departamento Nacional de Saúde que estava vinculado ao Ministério da Justiça.
II- No início do século XX, os moradores da cidade do Rio de Janeiro eram acometidos de diversas doenças graves como varíola, febre amarela e malária.
III- A Lei Eloy Chaves deu início à previdência social no Brasil ao criar os Institutos de Aposentadorias e Pensões.
IV- A partir da homologação da Consolidação das Leis Trabalhistas, todo trabalhador, urbano ou rural e independente de contribuição financeira para o sistema, passou a ser atendido pelo sistema público de saúde.
São corretas as afirmativas contidas em:
I, II, III e IV
I e IV apenas
I, II e III apenas
I e III apenas
I e II apenas
Na evolução da previdência social no Brasil, foram criadas diferentes organizações. Primeiramente criaram-se as Caixa de Aposentadoria e Pensão - CAPs, em seguida os Institutos de Aposentadorias e Pensões – IAPs e posteriormente o Instituto Nacional de Previdência Social – INPS.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente o público atendido pelos IAPs:
Cada IAP atendia um pequeno grupo de categorias profissionais, através da contribuição direta ao governo federal.
Cada IAP atendia aos trabalhadores de uma determinada categoria profissional, a qual era vinculada.
Os IAPs atendiam apenas os trabalhadores da indústria, com contrato de trabalho legalmente reconhecido.
Os IAPs atendiam os trabalhadores ferroviários e os funcionários públicos que contribuíssem financeiramente através do seu respectivo sindicato.
Cada IAP atendia trabalhadores de diferentes categorias profissionais desde que residissem na mesma unidade da federação.
Atualmente encontram-se dois modelos de atenção a saúde, vigentes no Brasil- Modelo Médico-assistencial Privatista e o Modelo Assistencial Sanitarista.
Assinale a afirmativa correta sobre o Modelo Assistencial Sanitarista:
Utiliza como meios de trabalho os conhecimentos e tecnologias que permitem o diagnóstico e o tratamento de diversas patologias.
Promove a oferta da assistência a saúde partindo da demanda espontânea dos usuários dos serviços.
Organiza de forma reversa a oferta das ações e serviços de saúde, transferindo ao usuário a determinação da rotina dos serviços.
Tem como principal cenário o hospital, onde equipes médicas e de enfermagem realizam procedimentos de alta complexidade com nível técnico de excelência.
Tem como principal objetivo enfrentar os problemas de saúde através de campanhas, como as de vacinação e programas especiais, como o de saúde da mulher.
A criação das CAPs foi resultado das reivindicações dos operários no início do século XX.
A criação das CAPs foi resultado do golpe militar de 1969, com intuito de desmobilizar e enfraquecer o movimento sindical no Brasil.
As CAPs foram criadas em 1969, através da Lei Eloy Chaves, atendendo aos anseios dos operários e empresários.
As CAPs foram criadas por iniciativa do governo federal, diante da necessidade de garantir o sustento do trabalhador aposentado e das viúvas.
As CAPs foram criadas por iniciativa da nascente classe empresarial no Brasil, como estratégia para manter a influência e o domínio sobre os operários.
Com o objetivo de avaliar a associação do ganho de peso gestacional com o ganho de peso fetal e a incidência de macrossomia em duas maternidades, 200 gestantes saudáveis com índice de massa corporal normal foram divididas em dois grupos, um com ganho de peso adequado e o outro com peso excessivo na gravidez. Ao final do estudo, concluiu-se que o ganho de peso materno excessivo esteve associado ao aumento do peso fetal ao nascer e à incidência de macrossomia.
(Disponível em . acessos em 02 out. 2014. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-31802012000400007.)
Assinale a alternativa que apresenta o tipo de estudo analítico aplicado na pesquisa epidemiológica descrita:
Estudo transversal
Estudo de coorte
Estudo ecológico
Ensaio clínico randomizado
Estudo caso-controle
Analise a seguinte situação:
Preocupados com o desmatamento e a ocupação de áreas de encostas na cidade em que lecionam, um professor de Biologia juntamente com um professor de Geografia, realizaram com os alunos do ensino médio, um trabalho de campo para observarem esses fenômenos, sob a orientação dos professores. Depois, os alunos pesquisaram e preparam um relatório apontando o que pode acontecer se essas áreas não forem recuperadas.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação da avaliação da perspectiva epidemiológica dessa atividade e sua justificativa.
Não pode ser considerada um estudo epidemiológico, porque é uma estratégica de ensino-aprendizagem.
Não pode ser considerada um estudo epidemiológico, porque é uma determinação de risco.
Não pode ser considerada um estudo epidemiológico, porque não é uma determinação de risco.
Pode ser considerada um estudo epidemiológico, porque é uma análise crítica de trabalhos científicos.
Pode ser considerada um estudo epidemiológico, porque os alunos fizeram uma determinação de prognóstico.
A teoria de Malthus foi atualizada, dando origem a teoria Neomalthusiana.
Assinale a afirmativa verdadeira sobre essa nova teoria:
Segundo a teoria Neomalthusiana, o ritmo de crescimento da população tende a diminuir naturalmente, devido à escassez de recursos naturais.
A teoria Neomalthusiana, contradiz a teoria Malthusiana, ao apresentar que não são necessárias medidas de controle de natalidade, bastando investir na manutenção dos recursos naturais.
A teoria Neomalthusiana apresenta a baixa taxa de mortalidade como o principal gerador da crise mundial de abastecimento alimentar, pois é impossível um controle de natalidade eficiente.
A teoria Neomalthusiana apresenta a falta de recursos para a manutenção da qualidade de vida como uma das causas da superpopulação, pois mais filhos significa mais mão de obra para gerar recursos financeiros para as famílias.
A teoria Neomalthusiana aponta a superpopulação dos países como a causa da pobreza, uma vez que quanto maior a população, maiores são os gastos com saúde e educação.
A transição demográfica é um processo inevitável. Porém, a forma que cada país lida com esse processo condiciona impactos positivos ou negativos sobre a sustentabilidade e portanto, sobre a qualidade de vida e a saúde dos cidadãos.
Assinale a alternativa correta sobre esse tema:
Na fase pós-industrial da transição demográfica, na qual se encontram a Inglaterra, a Alemanha e os Estados Unidos da América, as taxas de natalidade são baixas, contrastando com as altas taxas de mortalidade, as quais são reflexo da preocupação tardia com a sustentabilidade.
O Brasil está no ciclo final da fase industrial madura da transição demográfica, porém a sustentabilidade ainda não está, de fato, incorporada à cultura política e nem ao quotidiano dos brasileiros.
Durante a transição demográfica, a base da pirâmide vai se tornando mais estreita e o topo tende a se ficar mais alargado, demonstrando o envelhecimento da população, como resultado da maior preocupação com a sustentabilidade.
O Brasil está na fase pós-industrial da transição demográfica, com envelhecimento da população e a necessidade de mão de obra de imigrantes para realizar trabalhos com remuneração baixa, como aconteceu recentemente com a chegada de jovens angolanos ao país.
No Brasil, a queda da taxa de mortalidade teve início bem antes a queda da taxa de natalidade, devido à melhoria nas condições de vida dos brasileiros, decorrente da preocupação com a sustentabilidade.
Atualmente, o sistema de saúde pública no Brasil é o Sistema Único de Saúde (SUS).
Analise as afirmativas abaixo sobre o Sistema Único de Saúde (SUS).
I- O marco para criação do SUS foi a 8ª Conferência Nacional de Saúde na qual, pela primeira vez, representantes dos usuários dos serviços de saúde participaram com direito a apresentar propostas e votar para as escolher.
II- Os princípios que norteiam o SUS podem ser doutrinários (ou ideológicos) e organizacionais. Entre os princípios organizacionais do SUS está o da equidade, que garante que todos os usuários tenham igual acesso aos serviços de saúde.
III- As bases históricas da criação do SUS encontram-se no movimento pela Reforma Sanitária iniciado na década de 1970.
IV- A iniciativa privada não participa do SUS devido ao caráter público desse sistema de saúde.
São verdadeiras as afirmativas contidas em:
II e III apenas
I, II, III e IV
I e III apenas
I, II e III apenas
II, III e IV apenas
A Saúde Coletiva sempre foi e ainda é influenciada pelo cenário político e econômico. Então, para compreender a organização dos serviços de saúde na atualidade, é preciso conhecer como evoluiu a Saúde Coletiva no Brasil.
Analise as afirmativas abaixo sobre a evolução da Saúde Coletiva no Brasil:
I- Durante a primeira república, existiu o Departamento Nacional de Saúde que estava vinculado ao Ministério da Justiça.
II- No início do século XX, os moradores da cidade do Rio de Janeiro eram acometidos de diversas doenças graves como varíola, febre amarela e malária.
III- A Lei Eloy Chaves deu início à previdência social no Brasil ao criar os Institutos de Aposentadorias e Pensões.
IV- A partir da homologação da Consolidação das Leis Trabalhistas, todo trabalhador, urbano ou rural e independente de contribuição financeira para o sistema, passou a ser atendido pelo sistema público de saúde.
São corretas as afirmativas contidas em:
I, II, III e IV
I e IV apenas
I, II e III apenas
I e III apenas
I e II apenas
Na evolução da previdência social no Brasil, foram criadas diferentes organizações. Primeiramente criaram-se as Caixa de Aposentadoria e Pensão - CAPs, em seguida os Institutos de Aposentadorias e Pensões – IAPs e posteriormente o Instituto Nacional de Previdência Social – INPS.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente o público atendido pelos IAPs:
Cada IAP atendia um pequeno grupo de categorias profissionais, através da contribuição direta ao governo federal.
Cada IAP atendia aos trabalhadores de uma determinada categoria profissional, a qual era vinculada.
Os IAPs atendiam apenas os trabalhadores da indústria, com contrato de trabalho legalmente reconhecido.
Os IAPs atendiam os trabalhadores ferroviários e os funcionários públicos que contribuíssem financeiramente através do seu respectivo sindicato.
Cada IAP atendia trabalhadores de diferentes categorias profissionais desde que residissem na mesma unidade da federação.
Atualmente encontram-se dois modelos de atenção a saúde, vigentes no Brasil- Modelo Médico-assistencial Privatista e o Modelo Assistencial Sanitarista.
Assinale a afirmativa correta sobre o Modelo Assistencial Sanitarista:
Utiliza como meios de trabalho os conhecimentos e tecnologias que permitem o diagnóstico e o tratamento de diversas patologias.
Promove a oferta da assistência a saúde partindo da demanda espontânea dos usuários dos serviços.
Organiza de forma reversa a oferta das ações e serviços de saúde, transferindo ao usuário a determinação da rotina dos serviços.
Tem como principal cenário o hospital, onde equipes médicas e de enfermagem realizam procedimentos de alta complexidade com nível técnico de excelência.
Tem como principal objetivo enfrentar os problemas de saúde através de campanhas, como as de vacinação e programas especiais, como o de saúde da mulher.
Estudo transversal
Estudo de coorte
Estudo ecológico
Ensaio clínico randomizado
Estudo caso-controle
Analise a seguinte situação:
Preocupados com o desmatamento e a ocupação de áreas de encostas na cidade em que lecionam, um professor de Biologia juntamente com um professor de Geografia, realizaram com os alunos do ensino médio, um trabalho de campo para observarem esses fenômenos, sob a orientação dos professores. Depois, os alunos pesquisaram e preparam um relatório apontando o que pode acontecer se essas áreas não forem recuperadas.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação da avaliação da perspectiva epidemiológica dessa atividade e sua justificativa.
Não pode ser considerada um estudo epidemiológico, porque é uma estratégica de ensino-aprendizagem.
Não pode ser considerada um estudo epidemiológico, porque é uma determinação de risco.
Não pode ser considerada um estudo epidemiológico, porque não é uma determinação de risco.
Pode ser considerada um estudo epidemiológico, porque é uma análise crítica de trabalhos científicos.
Pode ser considerada um estudo epidemiológico, porque os alunos fizeram uma determinação de prognóstico.
A teoria de Malthus foi atualizada, dando origem a teoria Neomalthusiana.
Assinale a afirmativa verdadeira sobre essa nova teoria:
Segundo a teoria Neomalthusiana, o ritmo de crescimento da população tende a diminuir naturalmente, devido à escassez de recursos naturais.
A teoria Neomalthusiana, contradiz a teoria Malthusiana, ao apresentar que não são necessárias medidas de controle de natalidade, bastando investir na manutenção dos recursos naturais.
A teoria Neomalthusiana apresenta a baixa taxa de mortalidade como o principal gerador da crise mundial de abastecimento alimentar, pois é impossível um controle de natalidade eficiente.
A teoria Neomalthusiana apresenta a falta de recursos para a manutenção da qualidade de vida como uma das causas da superpopulação, pois mais filhos significa mais mão de obra para gerar recursos financeiros para as famílias.
A teoria Neomalthusiana aponta a superpopulação dos países como a causa da pobreza, uma vez que quanto maior a população, maiores são os gastos com saúde e educação.
A transição demográfica é um processo inevitável. Porém, a forma que cada país lida com esse processo condiciona impactos positivos ou negativos sobre a sustentabilidade e portanto, sobre a qualidade de vida e a saúde dos cidadãos.
Assinale a alternativa correta sobre esse tema:
Na fase pós-industrial da transição demográfica, na qual se encontram a Inglaterra, a Alemanha e os Estados Unidos da América, as taxas de natalidade são baixas, contrastando com as altas taxas de mortalidade, as quais são reflexo da preocupação tardia com a sustentabilidade.
O Brasil está no ciclo final da fase industrial madura da transição demográfica, porém a sustentabilidade ainda não está, de fato, incorporada à cultura política e nem ao quotidiano dos brasileiros.
Durante a transição demográfica, a base da pirâmide vai se tornando mais estreita e o topo tende a se ficar mais alargado, demonstrando o envelhecimento da população, como resultado da maior preocupação com a sustentabilidade.
O Brasil está na fase pós-industrial da transição demográfica, com envelhecimento da população e a necessidade de mão de obra de imigrantes para realizar trabalhos com remuneração baixa, como aconteceu recentemente com a chegada de jovens angolanos ao país.
No Brasil, a queda da taxa de mortalidade teve início bem antes a queda da taxa de natalidade, devido à melhoria nas condições de vida dos brasileiros, decorrente da preocupação com a sustentabilidade.
Atualmente, o sistema de saúde pública no Brasil é o Sistema Único de Saúde (SUS).
Analise as afirmativas abaixo sobre o Sistema Único de Saúde (SUS).
I- O marco para criação do SUS foi a 8ª Conferência Nacional de Saúde na qual, pela primeira vez, representantes dos usuários dos serviços de saúde participaram com direito a apresentar propostas e votar para as escolher.
II- Os princípios que norteiam o SUS podem ser doutrinários (ou ideológicos) e organizacionais. Entre os princípios organizacionais do SUS está o da equidade, que garante que todos os usuários tenham igual acesso aos serviços de saúde.
III- As bases históricas da criação do SUS encontram-se no movimento pela Reforma Sanitária iniciado na década de 1970.
IV- A iniciativa privada não participa do SUS devido ao caráter público desse sistema de saúde.
São verdadeiras as afirmativas contidas em:
II e III apenas
I, II, III e IV
I e III apenas
I, II e III apenas
II, III e IV apenas
A Saúde Coletiva sempre foi e ainda é influenciada pelo cenário político e econômico. Então, para compreender a organização dos serviços de saúde na atualidade, é preciso conhecer como evoluiu a Saúde Coletiva no Brasil.
Analise as afirmativas abaixo sobre a evolução da Saúde Coletiva no Brasil:
I- Durante a primeira república, existiu o Departamento Nacional de Saúde que estava vinculado ao Ministério da Justiça.
II- No início do século XX, os moradores da cidade do Rio de Janeiro eram acometidos de diversas doenças graves como varíola, febre amarela e malária.
III- A Lei Eloy Chaves deu início à previdência social no Brasil ao criar os Institutos de Aposentadorias e Pensões.
IV- A partir da homologação da Consolidação das Leis Trabalhistas, todo trabalhador, urbano ou rural e independente de contribuição financeira para o sistema, passou a ser atendido pelo sistema público de saúde.
São corretas as afirmativas contidas em:
I, II, III e IV
I e IV apenas
I, II e III apenas
I e III apenas
I e II apenas
Na evolução da previdência social no Brasil, foram criadas diferentes organizações. Primeiramente criaram-se as Caixa de Aposentadoria e Pensão - CAPs, em seguida os Institutos de Aposentadorias e Pensões – IAPs e posteriormente o Instituto Nacional de Previdência Social – INPS.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente o público atendido pelos IAPs:
Cada IAP atendia um pequeno grupo de categorias profissionais, através da contribuição direta ao governo federal.
Cada IAP atendia aos trabalhadores de uma determinada categoria profissional, a qual era vinculada.
Os IAPs atendiam apenas os trabalhadores da indústria, com contrato de trabalho legalmente reconhecido.
Os IAPs atendiam os trabalhadores ferroviários e os funcionários públicos que contribuíssem financeiramente através do seu respectivo sindicato.
Cada IAP atendia trabalhadores de diferentes categorias profissionais desde que residissem na mesma unidade da federação.
Atualmente encontram-se dois modelos de atenção a saúde, vigentes no Brasil- Modelo Médico-assistencial Privatista e o Modelo Assistencial Sanitarista.
Assinale a afirmativa correta sobre o Modelo Assistencial Sanitarista:
Utiliza como meios de trabalho os conhecimentos e tecnologias que permitem o diagnóstico e o tratamento de diversas patologias.
Promove a oferta da assistência a saúde partindo da demanda espontânea dos usuários dos serviços.
Organiza de forma reversa a oferta das ações e serviços de saúde, transferindo ao usuário a determinação da rotina dos serviços.
Tem como principal cenário o hospital, onde equipes médicas e de enfermagem realizam procedimentos de alta complexidade com nível técnico de excelência.
Tem como principal objetivo enfrentar os problemas de saúde através de campanhas, como as de vacinação e programas especiais, como o de saúde da mulher.
Não pode ser considerada um estudo epidemiológico, porque é uma estratégica de ensino-aprendizagem.
Não pode ser considerada um estudo epidemiológico, porque é uma determinação de risco.
Não pode ser considerada um estudo epidemiológico, porque não é uma determinação de risco.
Pode ser considerada um estudo epidemiológico, porque é uma análise crítica de trabalhos científicos.
Pode ser considerada um estudo epidemiológico, porque os alunos fizeram uma determinação de prognóstico.
A teoria de Malthus foi atualizada, dando origem a teoria Neomalthusiana.
Assinale a afirmativa verdadeira sobre essa nova teoria:
Segundo a teoria Neomalthusiana, o ritmo de crescimento da população tende a diminuir naturalmente, devido à escassez de recursos naturais.
A teoria Neomalthusiana, contradiz a teoria Malthusiana, ao apresentar que não são necessárias medidas de controle de natalidade, bastando investir na manutenção dos recursos naturais.
A teoria Neomalthusiana apresenta a baixa taxa de mortalidade como o principal gerador da crise mundial de abastecimento alimentar, pois é impossível um controle de natalidade eficiente.
A teoria Neomalthusiana apresenta a falta de recursos para a manutenção da qualidade de vida como uma das causas da superpopulação, pois mais filhos significa mais mão de obra para gerar recursos financeiros para as famílias.
A teoria Neomalthusiana aponta a superpopulação dos países como a causa da pobreza, uma vez que quanto maior a população, maiores são os gastos com saúde e educação.
A transição demográfica é um processo inevitável. Porém, a forma que cada país lida com esse processo condiciona impactos positivos ou negativos sobre a sustentabilidade e portanto, sobre a qualidade de vida e a saúde dos cidadãos.
Assinale a alternativa correta sobre esse tema:
Na fase pós-industrial da transição demográfica, na qual se encontram a Inglaterra, a Alemanha e os Estados Unidos da América, as taxas de natalidade são baixas, contrastando com as altas taxas de mortalidade, as quais são reflexo da preocupação tardia com a sustentabilidade.
O Brasil está no ciclo final da fase industrial madura da transição demográfica, porém a sustentabilidade ainda não está, de fato, incorporada à cultura política e nem ao quotidiano dos brasileiros.
Durante a transição demográfica, a base da pirâmide vai se tornando mais estreita e o topo tende a se ficar mais alargado, demonstrando o envelhecimento da população, como resultado da maior preocupação com a sustentabilidade.
O Brasil está na fase pós-industrial da transição demográfica, com envelhecimento da população e a necessidade de mão de obra de imigrantes para realizar trabalhos com remuneração baixa, como aconteceu recentemente com a chegada de jovens angolanos ao país.
No Brasil, a queda da taxa de mortalidade teve início bem antes a queda da taxa de natalidade, devido à melhoria nas condições de vida dos brasileiros, decorrente da preocupação com a sustentabilidade.
Atualmente, o sistema de saúde pública no Brasil é o Sistema Único de Saúde (SUS).
Analise as afirmativas abaixo sobre o Sistema Único de Saúde (SUS).
I- O marco para criação do SUS foi a 8ª Conferência Nacional de Saúde na qual, pela primeira vez, representantes dos usuários dos serviços de saúde participaram com direito a apresentar propostas e votar para as escolher.
II- Os princípios que norteiam o SUS podem ser doutrinários (ou ideológicos) e organizacionais. Entre os princípios organizacionais do SUS está o da equidade, que garante que todos os usuários tenham igual acesso aos serviços de saúde.
III- As bases históricas da criação do SUS encontram-se no movimento pela Reforma Sanitária iniciado na década de 1970.
IV- A iniciativa privada não participa do SUS devido ao caráter público desse sistema de saúde.
São verdadeiras as afirmativas contidas em:
II e III apenas
I, II, III e IV
I e III apenas
I, II e III apenas
II, III e IV apenas
A Saúde Coletiva sempre foi e ainda é influenciada pelo cenário político e econômico. Então, para compreender a organização dos serviços de saúde na atualidade, é preciso conhecer como evoluiu a Saúde Coletiva no Brasil.
Analise as afirmativas abaixo sobre a evolução da Saúde Coletiva no Brasil:
I- Durante a primeira república, existiu o Departamento Nacional de Saúde que estava vinculado ao Ministério da Justiça.
II- No início do século XX, os moradores da cidade do Rio de Janeiro eram acometidos de diversas doenças graves como varíola, febre amarela e malária.
III- A Lei Eloy Chaves deu início à previdência social no Brasil ao criar os Institutos de Aposentadorias e Pensões.
IV- A partir da homologação da Consolidação das Leis Trabalhistas, todo trabalhador, urbano ou rural e independente de contribuição financeira para o sistema, passou a ser atendido pelo sistema público de saúde.
São corretas as afirmativas contidas em:
I, II, III e IV
I e IV apenas
I, II e III apenas
I e III apenas
I e II apenas
Na evolução da previdência social no Brasil, foram criadas diferentes organizações. Primeiramente criaram-se as Caixa de Aposentadoria e Pensão - CAPs, em seguida os Institutos de Aposentadorias e Pensões – IAPs e posteriormente o Instituto Nacional de Previdência Social – INPS.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente o público atendido pelos IAPs:
Cada IAP atendia um pequeno grupo de categorias profissionais, através da contribuição direta ao governo federal.
Cada IAP atendia aos trabalhadores de uma determinada categoria profissional, a qual era vinculada.
Os IAPs atendiam apenas os trabalhadores da indústria, com contrato de trabalho legalmente reconhecido.
Os IAPs atendiam os trabalhadores ferroviários e os funcionários públicos que contribuíssem financeiramente através do seu respectivo sindicato.
Cada IAP atendia trabalhadores de diferentes categorias profissionais desde que residissem na mesma unidade da federação.
Atualmente encontram-se dois modelos de atenção a saúde, vigentes no Brasil- Modelo Médico-assistencial Privatista e o Modelo Assistencial Sanitarista.
Assinale a afirmativa correta sobre o Modelo Assistencial Sanitarista:
Utiliza como meios de trabalho os conhecimentos e tecnologias que permitem o diagnóstico e o tratamento de diversas patologias.
Promove a oferta da assistência a saúde partindo da demanda espontânea dos usuários dos serviços.
Organiza de forma reversa a oferta das ações e serviços de saúde, transferindo ao usuário a determinação da rotina dos serviços.
Tem como principal cenário o hospital, onde equipes médicas e de enfermagem realizam procedimentos de alta complexidade com nível técnico de excelência.
Tem como principal objetivo enfrentar os problemas de saúde através de campanhas, como as de vacinação e programas especiais, como o de saúde da mulher.
Segundo a teoria Neomalthusiana, o ritmo de crescimento da população tende a diminuir naturalmente, devido à escassez de recursos naturais.
A teoria Neomalthusiana, contradiz a teoria Malthusiana, ao apresentar que não são necessárias medidas de controle de natalidade, bastando investir na manutenção dos recursos naturais.
A teoria Neomalthusiana apresenta a baixa taxa de mortalidade como o principal gerador da crise mundial de abastecimento alimentar, pois é impossível um controle de natalidade eficiente.
A teoria Neomalthusiana apresenta a falta de recursos para a manutenção da qualidade de vida como uma das causas da superpopulação, pois mais filhos significa mais mão de obra para gerar recursos financeiros para as famílias.
A teoria Neomalthusiana aponta a superpopulação dos países como a causa da pobreza, uma vez que quanto maior a população, maiores são os gastos com saúde e educação.
A transição demográfica é um processo inevitável. Porém, a forma que cada país lida com esse processo condiciona impactos positivos ou negativos sobre a sustentabilidade e portanto, sobre a qualidade de vida e a saúde dos cidadãos.
Assinale a alternativa correta sobre esse tema:
Na fase pós-industrial da transição demográfica, na qual se encontram a Inglaterra, a Alemanha e os Estados Unidos da América, as taxas de natalidade são baixas, contrastando com as altas taxas de mortalidade, as quais são reflexo da preocupação tardia com a sustentabilidade.
O Brasil está no ciclo final da fase industrial madura da transição demográfica, porém a sustentabilidade ainda não está, de fato, incorporada à cultura política e nem ao quotidiano dos brasileiros.
Durante a transição demográfica, a base da pirâmide vai se tornando mais estreita e o topo tende a se ficar mais alargado, demonstrando o envelhecimento da população, como resultado da maior preocupação com a sustentabilidade.
O Brasil está na fase pós-industrial da transição demográfica, com envelhecimento da população e a necessidade de mão de obra de imigrantes para realizar trabalhos com remuneração baixa, como aconteceu recentemente com a chegada de jovens angolanos ao país.
No Brasil, a queda da taxa de mortalidade teve início bem antes a queda da taxa de natalidade, devido à melhoria nas condições de vida dos brasileiros, decorrente da preocupação com a sustentabilidade.
Atualmente, o sistema de saúde pública no Brasil é o Sistema Único de Saúde (SUS).
Analise as afirmativas abaixo sobre o Sistema Único de Saúde (SUS).
I- O marco para criação do SUS foi a 8ª Conferência Nacional de Saúde na qual, pela primeira vez, representantes dos usuários dos serviços de saúde participaram com direito a apresentar propostas e votar para as escolher.
II- Os princípios que norteiam o SUS podem ser doutrinários (ou ideológicos) e organizacionais. Entre os princípios organizacionais do SUS está o da equidade, que garante que todos os usuários tenham igual acesso aos serviços de saúde.
III- As bases históricas da criação do SUS encontram-se no movimento pela Reforma Sanitária iniciado na década de 1970.
IV- A iniciativa privada não participa do SUS devido ao caráter público desse sistema de saúde.
São verdadeiras as afirmativas contidas em:
II e III apenas
I, II, III e IV
I e III apenas
I, II e III apenas
II, III e IV apenas
A Saúde Coletiva sempre foi e ainda é influenciada pelo cenário político e econômico. Então, para compreender a organização dos serviços de saúde na atualidade, é preciso conhecer como evoluiu a Saúde Coletiva no Brasil.
Analise as afirmativas abaixo sobre a evolução da Saúde Coletiva no Brasil:
I- Durante a primeira república, existiu o Departamento Nacional de Saúde que estava vinculado ao Ministério da Justiça.
II- No início do século XX, os moradores da cidade do Rio de Janeiro eram acometidos de diversas doenças graves como varíola, febre amarela e malária.
III- A Lei Eloy Chaves deu início à previdência social no Brasil ao criar os Institutos de Aposentadorias e Pensões.
IV- A partir da homologação da Consolidação das Leis Trabalhistas, todo trabalhador, urbano ou rural e independente de contribuição financeira para o sistema, passou a ser atendido pelo sistema público de saúde.
São corretas as afirmativas contidas em:
I, II, III e IV
I e IV apenas
I, II e III apenas
I e III apenas
I e II apenas
Na evolução da previdência social no Brasil, foram criadas diferentes organizações. Primeiramente criaram-se as Caixa de Aposentadoria e Pensão - CAPs, em seguida os Institutos de Aposentadorias e Pensões – IAPs e posteriormente o Instituto Nacional de Previdência Social – INPS.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente o público atendido pelos IAPs:
Cada IAP atendia um pequeno grupo de categorias profissionais, através da contribuição direta ao governo federal.
Cada IAP atendia aos trabalhadores de uma determinada categoria profissional, a qual era vinculada.
Os IAPs atendiam apenas os trabalhadores da indústria, com contrato de trabalho legalmente reconhecido.
Os IAPs atendiam os trabalhadores ferroviários e os funcionários públicos que contribuíssem financeiramente através do seu respectivo sindicato.
Cada IAP atendia trabalhadores de diferentes categorias profissionais desde que residissem na mesma unidade da federação.
Atualmente encontram-se dois modelos de atenção a saúde, vigentes no Brasil- Modelo Médico-assistencial Privatista e o Modelo Assistencial Sanitarista.
Assinale a afirmativa correta sobre o Modelo Assistencial Sanitarista:
Utiliza como meios de trabalho os conhecimentos e tecnologias que permitem o diagnóstico e o tratamento de diversas patologias.
Promove a oferta da assistência a saúde partindo da demanda espontânea dos usuários dos serviços.
Organiza de forma reversa a oferta das ações e serviços de saúde, transferindo ao usuário a determinação da rotina dos serviços.
Tem como principal cenário o hospital, onde equipes médicas e de enfermagem realizam procedimentos de alta complexidade com nível técnico de excelência.
Tem como principal objetivo enfrentar os problemas de saúde através de campanhas, como as de vacinação e programas especiais, como o de saúde da mulher.
Na fase pós-industrial da transição demográfica, na qual se encontram a Inglaterra, a Alemanha e os Estados Unidos da América, as taxas de natalidade são baixas, contrastando com as altas taxas de mortalidade, as quais são reflexo da preocupação tardia com a sustentabilidade.
O Brasil está no ciclo final da fase industrial madura da transição demográfica, porém a sustentabilidade ainda não está, de fato, incorporada à cultura política e nem ao quotidiano dos brasileiros.
Durante a transição demográfica, a base da pirâmide vai se tornando mais estreita e o topo tende a se ficar mais alargado, demonstrando o envelhecimento da população, como resultado da maior preocupação com a sustentabilidade.
O Brasil está na fase pós-industrial da transição demográfica, com envelhecimento da população e a necessidade de mão de obra de imigrantes para realizar trabalhos com remuneração baixa, como aconteceu recentemente com a chegada de jovens angolanos ao país.
No Brasil, a queda da taxa de mortalidade teve início bem antes a queda da taxa de natalidade, devido à melhoria nas condições de vida dos brasileiros, decorrente da preocupação com a sustentabilidade.
Atualmente, o sistema de saúde pública no Brasil é o Sistema Único de Saúde (SUS).
Analise as afirmativas abaixo sobre o Sistema Único de Saúde (SUS).
I- O marco para criação do SUS foi a 8ª Conferência Nacional de Saúde na qual, pela primeira vez, representantes dos usuários dos serviços de saúde participaram com direito a apresentar propostas e votar para as escolher.
II- Os princípios que norteiam o SUS podem ser doutrinários (ou ideológicos) e organizacionais. Entre os princípios organizacionais do SUS está o da equidade, que garante que todos os usuários tenham igual acesso aos serviços de saúde.
III- As bases históricas da criação do SUS encontram-se no movimento pela Reforma Sanitária iniciado na década de 1970.
IV- A iniciativa privada não participa do SUS devido ao caráter público desse sistema de saúde.
São verdadeiras as afirmativas contidas em:
II e III apenas
I, II, III e IV
I e III apenas
I, II e III apenas
II, III e IV apenas
A Saúde Coletiva sempre foi e ainda é influenciada pelo cenário político e econômico. Então, para compreender a organização dos serviços de saúde na atualidade, é preciso conhecer como evoluiu a Saúde Coletiva no Brasil.
Analise as afirmativas abaixo sobre a evolução da Saúde Coletiva no Brasil:
I- Durante a primeira república, existiu o Departamento Nacional de Saúde que estava vinculado ao Ministério da Justiça.
II- No início do século XX, os moradores da cidade do Rio de Janeiro eram acometidos de diversas doenças graves como varíola, febre amarela e malária.
III- A Lei Eloy Chaves deu início à previdência social no Brasil ao criar os Institutos de Aposentadorias e Pensões.
IV- A partir da homologação da Consolidação das Leis Trabalhistas, todo trabalhador, urbano ou rural e independente de contribuição financeira para o sistema, passou a ser atendido pelo sistema público de saúde.
São corretas as afirmativas contidas em:
I, II, III e IV
I e IV apenas
I, II e III apenas
I e III apenas
I e II apenas
Na evolução da previdência social no Brasil, foram criadas diferentes organizações. Primeiramente criaram-se as Caixa de Aposentadoria e Pensão - CAPs, em seguida os Institutos de Aposentadorias e Pensões – IAPs e posteriormente o Instituto Nacional de Previdência Social – INPS.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente o público atendido pelos IAPs:
Cada IAP atendia um pequeno grupo de categorias profissionais, através da contribuição direta ao governo federal.
Cada IAP atendia aos trabalhadores de uma determinada categoria profissional, a qual era vinculada.
Os IAPs atendiam apenas os trabalhadores da indústria, com contrato de trabalho legalmente reconhecido.
Os IAPs atendiam os trabalhadores ferroviários e os funcionários públicos que contribuíssem financeiramente através do seu respectivo sindicato.
Cada IAP atendia trabalhadores de diferentes categorias profissionais desde que residissem na mesma unidade da federação.
Atualmente encontram-se dois modelos de atenção a saúde, vigentes no Brasil- Modelo Médico-assistencial Privatista e o Modelo Assistencial Sanitarista.
Assinale a afirmativa correta sobre o Modelo Assistencial Sanitarista:
Utiliza como meios de trabalho os conhecimentos e tecnologias que permitem o diagnóstico e o tratamento de diversas patologias.
Promove a oferta da assistência a saúde partindo da demanda espontânea dos usuários dos serviços.
Organiza de forma reversa a oferta das ações e serviços de saúde, transferindo ao usuário a determinação da rotina dos serviços.
Tem como principal cenário o hospital, onde equipes médicas e de enfermagem realizam procedimentos de alta complexidade com nível técnico de excelência.
Tem como principal objetivo enfrentar os problemas de saúde através de campanhas, como as de vacinação e programas especiais, como o de saúde da mulher.
II e III apenas
I, II, III e IV
I e III apenas
I, II e III apenas
II, III e IV apenas
A Saúde Coletiva sempre foi e ainda é influenciada pelo cenário político e econômico. Então, para compreender a organização dos serviços de saúde na atualidade, é preciso conhecer como evoluiu a Saúde Coletiva no Brasil.
Analise as afirmativas abaixo sobre a evolução da Saúde Coletiva no Brasil:
I- Durante a primeira república, existiu o Departamento Nacional de Saúde que estava vinculado ao Ministério da Justiça.
II- No início do século XX, os moradores da cidade do Rio de Janeiro eram acometidos de diversas doenças graves como varíola, febre amarela e malária.
III- A Lei Eloy Chaves deu início à previdência social no Brasil ao criar os Institutos de Aposentadorias e Pensões.
IV- A partir da homologação da Consolidação das Leis Trabalhistas, todo trabalhador, urbano ou rural e independente de contribuição financeira para o sistema, passou a ser atendido pelo sistema público de saúde.
São corretas as afirmativas contidas em:
I, II, III e IV
I e IV apenas
I, II e III apenas
I e III apenas
I e II apenas
Na evolução da previdência social no Brasil, foram criadas diferentes organizações. Primeiramente criaram-se as Caixa de Aposentadoria e Pensão - CAPs, em seguida os Institutos de Aposentadorias e Pensões – IAPs e posteriormente o Instituto Nacional de Previdência Social – INPS.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente o público atendido pelos IAPs:
Cada IAP atendia um pequeno grupo de categorias profissionais, através da contribuição direta ao governo federal.
Cada IAP atendia aos trabalhadores de uma determinada categoria profissional, a qual era vinculada.
Os IAPs atendiam apenas os trabalhadores da indústria, com contrato de trabalho legalmente reconhecido.
Os IAPs atendiam os trabalhadores ferroviários e os funcionários públicos que contribuíssem financeiramente através do seu respectivo sindicato.
Cada IAP atendia trabalhadores de diferentes categorias profissionais desde que residissem na mesma unidade da federação.
Atualmente encontram-se dois modelos de atenção a saúde, vigentes no Brasil- Modelo Médico-assistencial Privatista e o Modelo Assistencial Sanitarista.
Assinale a afirmativa correta sobre o Modelo Assistencial Sanitarista:
Utiliza como meios de trabalho os conhecimentos e tecnologias que permitem o diagnóstico e o tratamento de diversas patologias.
Promove a oferta da assistência a saúde partindo da demanda espontânea dos usuários dos serviços.
Organiza de forma reversa a oferta das ações e serviços de saúde, transferindo ao usuário a determinação da rotina dos serviços.
Tem como principal cenário o hospital, onde equipes médicas e de enfermagem realizam procedimentos de alta complexidade com nível técnico de excelência.
Tem como principal objetivo enfrentar os problemas de saúde através de campanhas, como as de vacinação e programas especiais, como o de saúde da mulher.
I, II, III e IV
I e IV apenas
I, II e III apenas
I e III apenas
I e II apenas
Na evolução da previdência social no Brasil, foram criadas diferentes organizações. Primeiramente criaram-se as Caixa de Aposentadoria e Pensão - CAPs, em seguida os Institutos de Aposentadorias e Pensões – IAPs e posteriormente o Instituto Nacional de Previdência Social – INPS.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente o público atendido pelos IAPs:
Cada IAP atendia um pequeno grupo de categorias profissionais, através da contribuição direta ao governo federal.
Cada IAP atendia aos trabalhadores de uma determinada categoria profissional, a qual era vinculada.
Os IAPs atendiam apenas os trabalhadores da indústria, com contrato de trabalho legalmente reconhecido.
Os IAPs atendiam os trabalhadores ferroviários e os funcionários públicos que contribuíssem financeiramente através do seu respectivo sindicato.
Cada IAP atendia trabalhadores de diferentes categorias profissionais desde que residissem na mesma unidade da federação.
Atualmente encontram-se dois modelos de atenção a saúde, vigentes no Brasil- Modelo Médico-assistencial Privatista e o Modelo Assistencial Sanitarista.
Assinale a afirmativa correta sobre o Modelo Assistencial Sanitarista:
Utiliza como meios de trabalho os conhecimentos e tecnologias que permitem o diagnóstico e o tratamento de diversas patologias.
Promove a oferta da assistência a saúde partindo da demanda espontânea dos usuários dos serviços.
Organiza de forma reversa a oferta das ações e serviços de saúde, transferindo ao usuário a determinação da rotina dos serviços.
Tem como principal cenário o hospital, onde equipes médicas e de enfermagem realizam procedimentos de alta complexidade com nível técnico de excelência.
Tem como principal objetivo enfrentar os problemas de saúde através de campanhas, como as de vacinação e programas especiais, como o de saúde da mulher.
Cada IAP atendia um pequeno grupo de categorias profissionais, através da contribuição direta ao governo federal.
Cada IAP atendia aos trabalhadores de uma determinada categoria profissional, a qual era vinculada.
Os IAPs atendiam apenas os trabalhadores da indústria, com contrato de trabalho legalmente reconhecido.
Os IAPs atendiam os trabalhadores ferroviários e os funcionários públicos que contribuíssem financeiramente através do seu respectivo sindicato.
Cada IAP atendia trabalhadores de diferentes categorias profissionais desde que residissem na mesma unidade da federação.
Atualmente encontram-se dois modelos de atenção a saúde, vigentes no Brasil- Modelo Médico-assistencial Privatista e o Modelo Assistencial Sanitarista.
Assinale a afirmativa correta sobre o Modelo Assistencial Sanitarista:
Utiliza como meios de trabalho os conhecimentos e tecnologias que permitem o diagnóstico e o tratamento de diversas patologias.
Promove a oferta da assistência a saúde partindo da demanda espontânea dos usuários dos serviços.
Organiza de forma reversa a oferta das ações e serviços de saúde, transferindo ao usuário a determinação da rotina dos serviços.
Tem como principal cenário o hospital, onde equipes médicas e de enfermagem realizam procedimentos de alta complexidade com nível técnico de excelência.
Tem como principal objetivo enfrentar os problemas de saúde através de campanhas, como as de vacinação e programas especiais, como o de saúde da mulher.
Utiliza como meios de trabalho os conhecimentos e tecnologias que permitem o diagnóstico e o tratamento de diversas patologias.
Promove a oferta da assistência a saúde partindo da demanda espontânea dos usuários dos serviços.
Organiza de forma reversa a oferta das ações e serviços de saúde, transferindo ao usuário a determinação da rotina dos serviços.
Tem como principal cenário o hospital, onde equipes médicas e de enfermagem realizam procedimentos de alta complexidade com nível técnico de excelência.
Tem como principal objetivo enfrentar os problemas de saúde através de campanhas, como as de vacinação e programas especiais, como o de saúde da mulher.